quarta-feira, 2 de março de 2011

Mudança e progresso?


A mudança é algo natural e inevitável que faz parte da história da humanidade, porém ela nem sempre é acompanhada pelo progresso.
Ao longo dos anos, podemos dizer, que o mundo tem vivenciado um processo evolutivo principalmente nas áreas industriais e tecnológicas. A criação dos automóveis, por exemplo, foi algo que influenciou de forma significativa a sociedade, trazendo benefícios como, a facilidade de locomoção em curtos períodos de tempo e também o transporte de cargas e materiais, contribuindo assim, para o progresso industrial.
Contudo, é possível observar os prejuízos causados à atmosfera do planeta em função dos gases poluentes, lançados pelo número crescente de automóveis que circulam, principalmente, nos grandes centros urbanos. As indústrias, assim como os carros, contribuem para as alterações nos ecossistemas do planeta, uma vez que são enormes produtoras de resíduos, muitas vezes, tóxicos.
Conclui-se portanto que as mudanças fazem parte da vida, mas que nem sempre elas trazem apenas benefícios. É preciso mudar de forma ordenada e consciente para que haja progresso.


" A mudança é indubitável, mas o progresso é uma questão controversa." - Bertrand Russel





-Marina F. 
    

4 comentários:

  1. vai com calma aí, um vulcão em uma grande erupção libera mais gases tóxicos que qualquer soma das ações humanas.
    Não deve separar o homem do ambiente. A natureza tem que ser mantida de forma sustentável, o que não quer dizer de forma intocável.

    ResponderExcluir
  2. Em momento algum eu disse que a natureza não podia ser tocada. Só disse que toda mudança, na verdade toda ação(independente de qual seja ela),precisa ser consciente. Tudo em excesso faz mal.

    ResponderExcluir
  3. Toda reação possui rejeito, são muito poucas reação físicas e químicas que não possuem restos. A questão é conviver com esses restos ou não progredir. Algumas pessoas são tão fdp ao ponto de se livrar de produtos tóxicos de forma irresponsável, isso é da pessoa que manda e não da ciência. Sabia que os cavalos no Rio de Janeiro no período imperial poluiam mais que os automóveis de hoje?O metano é muito mais tóxico que o dióxido e monóxido de carbono, os últimos em ambiente aberto são quase inofencivos, o primeiro nem tanto.

    Nem toda ação precisa ser conciente, as atitudes impetuosas e as emocionais são tão rápidas que não passam pelo campo da razão. Muitos apaixonados quando se declaram fazem isso de forma não consciente( e aí que está a graça), eles não querem saber o porque, prós e contras, eles querem apenas viver seus sentimentos. Sempre quando se age com consciência nesse tipo de ação, o peso de receber um não é muito maior que um sim, por isso muita gente não se declara. POr isso eu gosto das ações impetuosas:não importa a consequência, importa o sentimento.

    Nem tudo em excesso faz mal. Boas companhias e amizades não fazem mal, conhecimento também não, aventuras e dinheiro muito menos. Confiança. respeito, honra, alegria, vontade e muitas outras coisas também não.

    ResponderExcluir
  4. MA VOCE ARREBENTOU NESTE TEXTO ,TE AMO MANINHA!

    ResponderExcluir